RESPOSTAS SOCIAIS

programa alimentar

Historial Versão para impressão Enviar por E-mail
Instituição

O atual Centro Paroquial, como instituição assistencial e educativa teve a sua génese em 1938 e 1942 com a criação de duas instituições que foram, respetivamente, o Agasalho dos Pobres e o Patronato de Nossa Senhora de Fátima, ambas com estatutos aprovados pelo Ordinário Diocesano. Dedicaram-se, a primeira, a distribuir pelos pobres roupas confecionadas por senhoras voluntárias, a segunda, a ser frequentada todos os dias da semana, desde as 15 às 19h, por meninas de idades compreendidas entre os 5-14 anos.

Como os vários serviços assistenciais criados funcionavam em lugares dispersos e com várias direções, surgiu naturalmente a necessidade de os integrar numa única instituição com novos estatutos e uma só direção. Assim, para o efeito, a Fábrica da Igreja, presidida pelo pároco, Pe. José Quelhas Bigotte, e com a colaboração de alguns paroquianos, criou a “Obra da Assistência Paroquial de Seia”, qualificada como pessoa coletiva de utilidade pública administrativa, com estatutos aprovados por despacho do Subsecretário de Estado da Administração Social, de 10/2/1953, publicado no Diário do Governo nº. 43 (III Série), de 20/2/1953.

Em 9/6/1956 foi criada uma Cantina Escolar para crianças pobres e, em 15 de Agosto do mesmo ano, foram entregues, em regime de comodato, a seis famílias carenciadas, seis habitações de dois blocos de moradias construídos em terreno graciosamente cedido pela Misericórdia de Seia, no Bairro de S. João.

Algumas instituições funcionavam, com a cooperação de muitas senhoras voluntárias e algumas empregadas, em casas dispersas com condições pouco satisfatórias, por isso, urgia construir uma única sede adequada para todos os serviços, mas faltava terreno e dinheiro para o comprar. Porém, graças às diligências persistentes do pároco, eis que surge a doação da Quinta da Carvalha, em 11/3/1957 (data da escritura de doação), pela família Marques da Silva. Com esta oferta e com mais outros donativos, e apesar das muitas dificuldades financeiras, foi construída, entre 1966 e 1972, a 1ª. Fase do edifício da instituição onde passaram a funcionar os serviços de Pré-escolar, criado em 19/6/1960, Cantina Escolar e Lar de Estudantes. A 2ª. Fase do projeto decorreu de 1971 a 1973.

A Obra da Assistência Paroquial, na sua dinâmica natural e devido à melhoria das condições de vida, valorizou alguns setores beneficentes e tornou desnecessários outros. Prosseguindo as suas actividades de segurança social e por impulso do seu fundador, Pe. Dr. José Quelhas Bigotte, reformula os seus estatutos de acordo com o regime estabelecido no artigo 78º. do Decreto-lei nº. 519-G2/79, de 29 de Dezembro, (10 Suplemento), adoptando, para todos efeitos legais, a denominação de Centro Paroquial de Seia, assumindo a forma de Fundação de Solidariedade Social, de acordo com o artigo 74º. do mesmo decreto-lei, cujos estatutos resultantes foram aprovados pelo Bispo da Guarda em 17/9/1982. Mais tarde, com a nova denominação, e conforme o nº. 1 do artigo 94º. do Estatuto aprovado pelo Decreto-Lei nº. 119/83, de 25 de Fevereiro, passou a ser considerada como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

Em Novembro de 1986 entrou em funcionamento, no Bairro de Nossa Senhora do Rosário, em Seia, o Centro de Dia e as Atividades dos Tempos Livres, no edifício de quatro andares, construído graças aos donativos do povo senense e a pequenas ajudas da Cáritas Nacional e do Ministério dos Assuntos Sociais. Nele funcionam também a catequese, a sede dos escuteiros, reuniões de catequistas e, no inverno, o ensaio do Grupo Coral Nossa Senhora da Assunção.

Em 21/10/1990 foi inaugurada a Casa de S. José que passou a servir de apoio à obra de assistência paroquial, com assistência a menores adolescentes, colónias de férias e campos de trabalho, lar de estudantes, escutismo, cursos de preparação para o matrimónio, retiros, cursos de formação religiosa e humana, colóquios, convívios, conferências culturais e outras formas adequadas a motivar toda a comunidade paroquial para acções sóciocaritativas adaptadas às exigências de cada momento. Numa parte do edifício preparada para o efeito e aprovada pela Segurança Social, abriu a Creche no início do ano letivo de 2001.

Por vocação própria, a Instituição foi sendo atualizada nos métodos e ações sóciocaritativas adequadas às exigências de cada momento. Presentemente tem a funcionar o Pré-escolar e a Estrutura residencial, no edifício sede, a Creche, na Casa de S. José, e o CATL, no edifício do Bairro Nossa Senhora do Rosário.

De um modo geral, o artº 1.º do Estatuto das IPSS, define-as como instituições que são constituídas sem finalidade lucrativa, por iniciativa de particulares, com o propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos e desde que não sejam administradas pelo Estado ou por um corpo autárquico, para prosseguir, entre outros, os seguintes objetivos, mediante a concessão de bens e a prestação de serviços:

- Apoio a crianças e jovens;
- Apoio à família;
- Apoio à integração social e comunitária;
- Proteção dos cidadãos na velhice e na invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho;
- Promoção e proteção de saúde, nomeadamente através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação;
- Educação e formação profissional dos cidadãos.

Em particular, o Centro Paroquial de Seia presta apoio através das seguintes respostas sociais: Estrutura Residencial. Creche, Pré-escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres.

COORDENADAS GPS

lat 40,416860
long -7,702261

MISSÃO, VISÃO E VALORES

misso site

CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE

certificado 2021

cartaz infncia

Produzido em Ideias Soberbas!

certifica2-logos